segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Paragraph 175 - Parágrafo 175


Não Foi Tão Fácil Assim


Parágrafo 175 é um documentário LGBT em filme distribuído no ano 2000, realizado por Rob Epstein e Jeffrey Friedman, e narrado por Rupert Everett. O filme descreve as vidas de vários homens e muheres que foram aprisionados pelos Nazis acusados de homossexualidade ao abrigo do Parágrafo 175, a legislação sobre sodomia do Código Penal Alemão, datada de 1871.
Entre 1933 e 1945, 100.000 homens foram presos ao abrigo do Parágrafo 175. Alguns foram enviados para campos de concentração. Somente 4.000 sobreviveram.Em 2000, estavam vivos menos de dez desses sobreviventes. Cinco tiveram a coragem de descrever as suas histórias pela primeira vez para este documentário, no que constituiu a divulgação de um dos últimos segredos do Terceiro Reich.O Parágrafo 175 ajudou a preencher essa grave falha do registo histórico, revelando as consequências duradouras para os homens e as mulheres que tiveram o infortúnio de o viver, através dos relatos pessoais destes cinco homems: um activista da resistência meio-judeu gay que passou a guerra a ajudar refugiados em Berlim; Annette Eick, uma lésbica judia que escapou para Inglaterra com a ajuda da mulher que amava; o fotógrafo alemão cristão que foi preso por homossexualidade e que depois, ao ser libertado, se alistou no Exército porque "queria estar entre homens"; Pierre Seel, o adolescente alsaciano francês que assistiu à morte do seu amante, comido vivo por cães.


Parágrafo 175



O Parágrafo 175, conhecido formalmente como §175 StGB e também como "Section 175" na língua inglesa, foi uma medida do Código Criminal Germânico em vigor de 15 de maio de 1871 a 10 de março de 1994. O Parágrafo 175 considerava as relações homossexuais como crime, sendo que nas primeiras edições também criminalizava as relações sexuais humanas com animais, conhecidas como bestialidade.O dispositivo legal sofreu várias emendas ao longo do tempo. Quando os nazistas assumiram o poder em 1935, as condenações através do Parágrafo 175 aumentaram na ordem de magnitude de 10 vezes. Milhares de pessoas morreram nos campos de concentração, independentemente da culpa ou inocência relativas às suas práticas sexuais. Após o fim da Segunda Grande Guerra, a Alemanha foi dividida, e o Muro de Berlim foi a expressão concreta dessa divisão. A Alemanha Oriental (comunista) em 1950 e a Alemanha Ocidental (capitalista), em 1969, revogaram alguns dispositivos do Parágrafo 175. A rigidez do parágrafo em questão foi atenuada em 1973 e finalmente revogada em 1994, com a reunificação da Alemanha.

Triângulo Rosa


O Triângulo Rosa (Alemão: rosa Winkel) foi um dos símbolos usados nos campos de concentração nazistas. Indicava quais homens haviam sido capturados por práticas homossexuais. Todos os capturados pelos nazistas recebiam algum emblema em suas roupas. Judeus recebiam um emblema amarelo e mulheres tidas como "anti-sociais" (inclusive, mas não apenas lésbicas), o triângulo preto. É portanto, o símbolo mais antigo existente que representa a comunidade homossexual
Triângulo Preto



O triângulo preto invertido tem origem na Alemanha nazista, onde foi usado para identificar as prisioneiras lésbicas e prostitutas. Além de mulheres de comportamento anti-social com ideais feministas, que não representavam a mulher ideal nazis. Por esse motivo é hoje um simbolo de consciência feminista. Foi também usado para identificar os deficientes, os alcoolicos, os vagabundos e os grevistas. Alguns anarquistas mais radicais adotaram o triângulo negro como simbolo contra a repressão e de consciencia antimilitarista e anti-autoritária.


9 comentários:

  1. Este documentário é fundamental para entender muita coisa de nossa história. Escrevi sobre ele lá no blog. Só uma coisa: embora em português tenha ficado "parágrafo 175" - por ser mais parecido com o original alemão, o mais correto seria "Artigo 175".

    O que vale a pena ressaltar é que os judeus foram libertados com o fim da guerra, mas os homossexuais continuaram presos.

    ResponderExcluir
  2. Também já conhecia esse filme, um documentário especialmente importante se levarmos em conta o momento político que estamos vivendo. "O homem sábio aprende com os erros alheios." Deveríamos aprender com o erro funesto dos alemães que acreditaram nas promessas de Hitler e viram seus diretos mais elementares roubados e sua nação devastada. Importante lembrar que o discurso Nazi também era "pró família"... idêntico ao de algumas lideranças religiosas do Brasil atual.

    ResponderExcluir
  3. Eu aconselho todos assistirem esse filme. Confesso que desconhecia os fatos apresentados e fiquei bastante tocado. Vale à pena!!

    ResponderExcluir
  4. MUITOOOOOOOOOO Obrigado!!!!!!

    Sem sobra de duvida esse filme é mais um triste retrato da dura realidade sofrida por todos os que se revelam homossexuais. Realidade que é muitas vezes apagada da historia, atribuindo o odio nazista somente aos judeus, porem como o filme deixou claro esse triste envento da historia abrangeu outros grupos (como os homo) que foram e que infelizmente contunuam sendo marginalizados pela nossa e por outras sociedades.

    ResponderExcluir
  5. Documentário perfeito, absolutamente enriquecedor.
    Comovente acima de tudo, a historia passa a possuir nomes, cores, passa a ter voz, individualizada fala por todos.

    Gostaria de fazer um pedido:
    Seria possível disponibilizar o conteúdo( diga-se de passagem riquissimo) deste blog para ser assistido online?

    abraços, e PARABENS

    ResponderExcluir
  6. Nem precisa dizer nada. OBRIGATÓRIO. Dá até medo dos caras que viram e deram notas 3, 2 e 1 para esse documentário... Mostra o grau de ignorância em que estamos. Se vcs acham que isso é passado, que não vai acontecer mais... esperem e verão!
    Pessoal do blog, mais uma vez acertou em cheio! Parabéns

    ResponderExcluir
  7. Tenho que agradecer muito a vocês do blog por terem me possibilitado assistir a esse documentário que apesar de tratar de um assunto tão terrível, é simplesmene maravilhoso!
    Muito, muito obrigado mesmo!

    ResponderExcluir
  8. ......Ótimo documentário. Vale muito a pena assistir pra darmos valor ao tanto que conquistamos em tantos anos de preconceito e repulsa das pessoas...

    ResponderExcluir
  9. um documentario tão interessante mostrando como os gays eram tratados na epoca em que a alemanha nazista florecia já sabiamos que os gays tbm foram perseguidos mas quase nao tem ou existe documetarios relatando a perseguição a eles e tbm mostrando como uma lei antiga foi usada pa perseguir los

    ResponderExcluir